Notícias

Aeroporto será um Hub Logístico aberto para o Brasil e o mundo



Um dos projetos mais ousados da Prefeitura de Maringá é a consolidação do Aeroporto Regional como um Hub Logístico. Os empresários em geral e executivos da área aguardam com expectativa esta evolução que está dentro do planejamento do Município de internacionalização das empresas e produtos locais e também de Aceleração da Economia.

A consolidação como Hub Logístico significa que Maringá vai gerar mais negócios, atrair empresas, empregos e geração de renda. Com a conquista, o aeroporto terá em operação voos e decolagens de aviões cargueiros de várias partes do mundo, terá seu terminal de cargas ativado e posto aduaneiro internacional em pleno funcionamento.

Na esteira destas conquistas, a cidade ainda planeja uma central de e-commerce tanto no aeroporto quanto no seu entorno.

Aeroporto-indústria

Outro plano é transformar o empreendimento em um aeroporto-indústria, onde as empresas receberão matéria-prima para serem manufaturadas e exportadas.

E mais, o aeroporto será um Porto Seco, área alfandegada de uso público localizada em zona secundária, que atuará como despacho aduaneiro com ou sem necessidade de armazenamento de mercadorias.

O superintendente, Fernando Rezende, lembra que o aeroporto de Maringá é um dos principais do sul do Brasil, com equipamentos que facilitam o pouso e decolagem em situações meteorológicas adversas, balizamento em Led e uma pista com alto índice de resistência para aeronaves de grande porte e taxiway paralela nas duas cabeceiras.

Além da infraestrutura moderna, o aeroporto possui posição estratégica. Uma das mais privilegiadas do país. Fica equidistante de grandes centros como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Buenos Aires, Santiago, Assunção e Montevidéu. “Estamos mais perto de Miami e Buenos Aires do que São Paulo, por exemplo”, frisa Rezende.

A região conta com diversas rodovias duplicadas e é um importante entroncamento rodoviário. A aeroporto é porto primário para cargas aéreas e porto secundário para cargas terrestres. As companhias Azul, Gol e Latam, já transportam mercadorias de várias partes do Brasil para toda a região macronoroeste utilizando o aeroporto de Maringá.

Com a recente ampliação da pista, o empreendimento pode receber aviões cargueiros de todo o mundo, como o 767 300. Alguns modelos transportam 50 toneladas de carga.

Recentemente, o aeroporto realizou a licitação do Terminal de Cargas Internacional e a empresa vencedora deve iniciar as atividades no segundo semestre.

“Quando um avião chegar com carga dos EUA, por exemplo, teremos o posto aduaneiro que vai aprovar e legalizar a entrada da mercadoria no Brasil por meio da Receita Federal. O mesmo acontece no momento da exportação. Esse serviço coloca a cidade como grande oportunidade de negócio em todo mundo”, ressalta Rezende.


FONTE: GMC Online

Publicado em 14 de Maio de 2021.