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SBMG LANÇA NOVO CANAL PARA RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS
A Terminais Aéreos de Maringá – SBMG S/A lançou nesta sexta-feira (24) um novo canal para o cidadão e colaborador SBMG registrar reclamações e denúncias sobre casos de assédio moral ou sexual, discriminações, fraudes, descumprimentos de normas internas e externas ou atos imorais que violem os princípios éticos e de conduta e/ou a legislação vigente relacionados ao Aeroporto Regional de Maringá.
O objetivo é que o novo canal seja mais
um instrumento de controle social
para encontrar descumprimentos de normas internas e externas ou atos imorais,
para que o cidadão tenha segurança e
total respaldo para denunciar, não importando a gravidade. Todos os
registros serão analisados pelo Comitê de Compliance,
que será responsável pela análise e por possível investigação sobre a denúncia.
O cidadão ou colaborador SBMG poderá reunir detalhes e enviar provas
de casos de fraudes, condutas ilícitas/antiéticas, discriminatórias, assédios e
outras irregularidades que possam causar prejuízos financeiros, dano
reputacional ou conflitos interpessoais no ambiente de trabalho ou fora dele.
Segundo o Comitê de Compliance, um formulário será aberto na última questão para preenchimento e conclusão da denúncia. Caso a denúncia seja identificada, será preciso preencher alguns dados pessoais, incluindo o e-mail para criar um meio de comunicação entre Companhia e Denunciante na obtenção de maiores informações sobre a denúncia, quando necessário. Em seguida haverá espaço para anexar documentos (vídeos, textos, fotos), que servirão como provas para a denúncia. Caso seja uma manifestação anônima, não será preciso informar dados pessoais, apenas anexar provas.
Importante destacar que ao fim da denúncia o denunciante deverá guardar bem o número de protocolo e chave de acesso gerado, pois ele não será recuperado, o protocolo e a chave de acesso são a única forma de se consultar o andamento da denúncia e para garantia do anonimato e proteção dos dados do denunciante, a chave de acesso não deve ser fornecida a terceiros.
“Nesse caso é essencial que o
denunciante anexe provas, porque a
partir daí é que teremos uma pista de como começar o trabalho do Comitê e
investigação. Uma denuncia sigilosa que não vem com o mínimo de informação necessária
torna muito difícil iniciar alguma investigação”
explicou o Compliance Officer da
Companhia.
O
canal de Reclamações e Elogios foi desenvolvido e reajustado para representar
os clientes na Companhia. Temos interesse
legítimo de promover a melhor experiência para o cliente, pautada em um
diálogo aberto, no qual a voz do cliente
é a propulsora de mudanças e contribui com a construção de uma relação cada vez
mais simples, pessoal e justa. A reclamação ou elogio podem ser relatadas
de maneira segura e, se desejado, anônima. Os dados registrados são recebidos
pelo Comitê de Compliance da
Companhia, assegurando o anonimato do reclamante e o sigilo das informações
recebidas. O Aeroporto Regional de
Maringá não permite ou tolera qualquer retaliação contra colaboradores,
fornecedores e clientes que, de boa-fé façam denúncias ou reclamações.