Noticias

CORONAVÍRUS (COVID-19)



O Aeroporto de Maringá recebe, em média, 2,5 mil passageiros por dia por meio de voos domésticos, ou seja, vindos de outras cidades ou estados do Brasil. Por isso, tomamos algumas medidas de prevenção ao COVID-19.🤧

  • Mapeamento de informações de passageiros vindos do exterior e monitoramento por 7 dias, mesmo sem sintoma;
  • Aumento da oferta de espuma de álcool antisséptico em pontos estratégicos;
  • Pedido de reforço à companhias aéreas para que avisos impressos, de áudio ou vídeo sinalizem a necessidade de passageiros se identificarem;
  • Uso obrigatório de máscara para todos os servidores internos;
  • Torre de controle vai reforçar aos pilotos a necessidade de fornecer informações sobre prevenção aos passageiros;
  • Passageiros devem entrar na sala de embarque 15 minutos antes do procedimento;
  • Distribuição de cartazes sobre conscientização, orientando os procedimentos de higiene e necessidade de ida ao médico.



Fique por dentro das medidas de prevenção ao coronavírus em Maringá

A Prefeitura de Maringá realizou na manhã desta segunda-feira, 16, uma reunião com secretariado municipal para definir as medidas de prevenção e combate do coronavírus (COVID-19) no município. Até o momento, Maringá tem 5 casos suspeitos e nenhum paciente infectado pelo vírus. Todas as medidas adotadas são focadas em prevenção.

As ações adotadas na esfera pública municipal serão atualizadas de forma imediata nesta página e acompanharão o horário de divulgação. Fique bem informado(a) sobre o que já foi definido! 

18h48 - PREFEITURA DE MARINGÁ DEBATE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS COM SETORES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS

Na tarde desta segunda, 16, a Secretaria de Saúde e Diretoria de Turismo de Maringá se reuniram com lideranças do setor do comércio e serviços para dar informações oficiais e debater os impactos econômicos das ações de prevenção ao coronavírus no município. Única decisão oficial que impacta o setores, até então, foi o desestímulo à aglomeração de pessoas, fator que contribui para a disseminação do vírus. 
A preocupação do município é agir com responsabilidade social para que a saúde da população não seja prejudicada e o impacto em eventos e estabelecimentos seja o menor possível. 
Até a tarde desta segunda, 16, Maringá registrava 11 casos notificados de coronavírus - destes, 6 foram descartados e 5 estão sob análise. 

15h31 - SECRETARIA DE SAÚDE DE MARINGÁ CAPACITA 350 PESSOAS SOBRE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS

A Secretaria de Saúde de Maringá capacitará 350 pessoas nesta segunda-feira, 16, sobre sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento de suspeitos e pacientes infectados pelo COVID-19. Divida em dois períodos, pela manhã a formação encheu o auditório Hélio Moreira com profissionais de saúde do município e rede privada. Pela tarde, no Dona Guilhermina, equipes da saúde, entidades sindicais, sociedade civil organizada e outros agentes recebem atualização. O secretário de Saúde, Jair Biatto, a médica e gerente de Epidemiologia de Maringá, Jussara Cavalcante Titato, e a médica infectologista, Ana Cristina Gurgel, destacaram as ações orientadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para controle da pandemia. 
Até a manhã de hoje, 16, Maringá contava com 5 casos suspeitos e nenhum diagnóstico positivo para coronavírus.

13h13 - TRANSPORTE PÚBLICO - PREFEITURA REFORÇA ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO SOBRE CORONAVÍRUS 

A Prefeitura de Maringá orientou à TCCC protocolos de reforço na higienização nos ônibus. Usuários devem manter hábitos de higiene, como lavagem constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. 
Em reunião com ACIM e Sivamar, foi sugerido ao comércio e outros estabelecimentos de serviços que abram às 9h e fechem às 19h a partir desta terça-feira, 17. Ação visa a melhor distribuição do fluxo de passageiros no transporte coletivo, de forma a evitar a aglomeração tanto no terminal urbano quanto nos ônibus. A decisão sobre a troca de horários cabe, agora, aos empresários.

12h20 - PRESENÇA NA AULA DA REDE MUNICIPAL DE MARINGÁ É FACULTATIVA

A Prefeitura de Maringá orienta que responsáveis devem levar seus filhos para escolas e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIS) somente nos casos em que não tenham com quem deixá-los. Já foram ampliados os protocolos de limpeza, com reforço dos estoques de álcool para limpeza geral e em gel, para higienização das mãos, abertura de janelas para facilitar a circulação de ar e capacitação de servidores na prevenção e identificação de crianças com eventuais sintomas. Responsáveis são orientados sobre os procedimentos de higiene que devem adotar em casa e a relatarem eventuais mudanças no estado de saúde das crianças. As recomendações foram estendidas à rede privada. Medidas mais rigorosas podem ser adotadas a qualquer momento, como a suspensão das aulas, o que vai depender da evolução dos casos de coronavírus. Responsáveis não devem se preocupar com faltas, que serão abonadas. Não serão dados conteúdos novos enquanto durarem as medidas restritivas.

10h19 - PREFEITURA DE MARINGÁ ADIA 46ª PROVA RÚSTICA TIRADENTES
 
A Prefeitura de Maringá comunica que a 46ª edição da Prova Rústica Tiradentes, que seria realizada no dia 19 de abril de 2020, foi adiada. A decisão integra um conjunto de medidas de prevenção ao coronavírus anunciadas na manhã desta segunda, 16, durante reunião extraordinária do prefeito Ulisses Maia com secretários municipais. Não se descarta a realização da corrida em outra data ainda a ser definida, o que vai depender da evolução dos casos notificados e, eventualmente, confirmados. O adiamento se justifica, entre outras razões, pela presença na cidade de competidores de mais de uma centena de cidades, o que potencializaria os riscos de transmissão do vírus num momento em que o isolamento de pessoas, de forma a evitar aglomerações e contato físico, é um dos recursos de prevenção mais recomendados. 

VÍDEO AULA SOBRE CORONAVÍRUS (COVID-19) - https://www.youtube.com/watch?v=r_U-U305gg4&feature=youtu.be



FONTE:  Diretoria de Comunicação P.M.M


Publicado em 17 de março de 2020.